UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA
DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA
ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS
REGENTE - JACILENA
COLÉGIO – CETEP - LN
TURMA – 1ºMA1
SÉRIE – 1º ANO
Plano Semanal 7
Período: 14/07/2010
I – Tema: Desenvolvimento embrionário humano
II – Sub-temas;
• Fecundação
• Segmentação e clivagem
• Nidação
• Gravidez
Objetivo Geral
• Usar os conhecimentos sobre reprodução humana de modo a possibilitar reflexões e análises não-preconceituosas sobre a posição da nossa espécie entre os seres vivos.
• Analise da fecundação humana;
• Descrição da clivagem e segmentação;
• Interpretação da nidação;
• Análise das etapas da gravidez;
Conteúdos procedimentais
• Participação ativa dos alunos nas aulas expositivas;
• Levantamento de questões e dúvidas referente aos conteúdos abordados;
• Resolução de exercício proposto pelo professor.
Conteúdos atitudinais
• Valorização do conhecimento sistemático sobre o desenvolvimento embrionário humano como meio de conhecer o nosso próprio desenvolvimento desde a fecundação até o parto.
Procedimentos metodológicos
• Discussão através de levantamento de perguntas;
• Demonstração didática através de discussão oral com auxilio da TV pendrive.
Seqüência didática
Primeiramente a sala será arrumada em semicírculo. Posteriormente será feita a chamada escolar. Num terceiro momento, logo após a chamada, o tema da aula será iniciado perguntando aos alunos qual o assunto abordado na aula passada com o intuito de relembrar os aspectos da fecundação.
Após essa instigação os conteúdos serão abordados. No final da exposição da fecundação no homem será levantada a seguinte pergunta: No momento em que o espermatozóide penetra no ovócito II todo conteúdo espermático entra? Se não qual parte fica fora do ovócito secundário?
No final da exposição de todo conteúdo será abordada a seguinte pergunta? Qual a diferença entre gêmeos fraternos e idênticos? Essa pergunta tem o intuito de abordar o assunto sobre os gêmeos.
Antes de ser encerrada a aula, será feita à divisão dos grupos que irão apresentar o assunto: anexos embrionários. Depois desta divisão os alunos estarão liberados
Recursos
Quadro, apagador, TV pendrive e livro didático.
Avaliação
Será avaliada a participação dos alunos durante a exposição dos conteúdos e a resolução das atividades.
Observações
Os alunos se mostraram bastante prestaivos nessa aula. Cada slide apresentado dúvidas iam surgindo principalmebnte as relacionadas a gravidez e as fases de gestação. Foi possível notar uma curiodidade maior pela parte das meninas principalmente quandom o assunto abordado foram os tipos de parto.
Nesse momento surgio a pergunta qual doi mais o paro normal ou cesáriano?. Qual dois dois é melhor? Acredito que por serem adolescentes e por estaram na fase da purberdade essa perguntas fique martelando na cabeça delas. Mas em fim a aula foi muito proveitosa.
AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.
LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.
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