quarta-feira, 15 de setembro de 2010

plano semanal 7 de Lúzia milena

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA
DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA
ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS
REGENTE - JACILENA
COLÉGIO – CETEP - LN
TURMA – 1ºMA1
SÉRIE – 1º ANO

Plano Semanal 7

Plano de Aula Semanal

Período: 14/07/2010

I – Tema: Desenvolvimento embrionário humano

II – Sub-temas;

• Fecundação

• Segmentação e clivagem

• Nidação

• Gravidez

Objetivo Geral

• Usar os conhecimentos sobre reprodução humana de modo a possibilitar reflexões e análises não-preconceituosas sobre a posição da nossa espécie entre os seres vivos.

Conteúdos conceituais

• Analise da fecundação humana;

• Descrição da clivagem e segmentação;

• Interpretação da nidação;

• Análise das etapas da gravidez;

Conteúdos procedimentais

• Participação ativa dos alunos nas aulas expositivas;

• Levantamento de questões e dúvidas referente aos conteúdos abordados;

• Resolução de exercício proposto pelo professor.

Conteúdos atitudinais

• Valorização do conhecimento sistemático sobre o desenvolvimento embrionário humano como meio de conhecer o nosso próprio desenvolvimento desde a fecundação até o parto.

• Estudo do assunto abordado na aula posteriormente como meio de melhor fixação;

Procedimentos metodológicos

• Discussão através de levantamento de perguntas;

• Demonstração didática através de discussão oral com auxilio da TV pendrive.

Seqüência didática

Primeiramente a sala será arrumada em semicírculo. Posteriormente será feita a chamada escolar. Num terceiro momento, logo após a chamada, o tema da aula será iniciado perguntando aos alunos qual o assunto abordado na aula passada com o intuito de relembrar os aspectos da fecundação.

Após essa instigação os conteúdos serão abordados. No final da exposição da fecundação no homem será levantada a seguinte pergunta: No momento em que o espermatozóide penetra no ovócito II todo conteúdo espermático entra? Se não qual parte fica fora do ovócito secundário?

No final da exposição de todo conteúdo será abordada a seguinte pergunta? Qual a diferença entre gêmeos fraternos e idênticos? Essa pergunta tem o intuito de abordar o assunto sobre os gêmeos.

Antes de ser encerrada a aula, será feita à divisão dos grupos que irão apresentar o assunto: anexos embrionários. Depois desta divisão os alunos estarão liberados

Recursos

Quadro, apagador, TV pendrive e livro didático.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos durante a exposição dos conteúdos e a resolução das atividades.

Observações

Os alunos se mostraram bastante prestaivos nessa aula. Cada slide apresentado dúvidas iam surgindo principalmebnte as relacionadas a gravidez e as fases de gestação. Foi possível notar uma curiodidade maior pela parte das meninas principalmente quandom o assunto abordado foram os tipos de parto.

Nesse momento surgio a pergunta qual doi mais o paro normal ou cesáriano?. Qual dois dois é melhor? Acredito que por serem adolescentes e por estaram na fase da purberdade essa perguntas fique martelando na cabeça delas. Mas em fim a aula foi muito proveitosa.

Referências

AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.


LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário