quarta-feira, 15 de setembro de 2010

plano semanal 8 de Lúzia milena

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA
DOCENTE – CLAUDIA REGINA T. SOUZA
ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS
REGENTE - JACILENA
COLÉGIO – CETEP - LN
TURMA – 1ºMA1
SÉRIE – 1º ANO

Plano Semanal 8

Plano de Aula Semanal

Período: 15/07/2010

I – Tema: Anexos embrionários

II – Sub-temas;

• Âmnio

• Cório

• Alantóide

• Saco vitelínico

• Placenta

Objetivo Geral

• Verificar as diferença entre os cinco anexos embrionários: Cório, alantóide, âmnio, saco vitelínico e placenta.

Conteúdos conceituais

• Descrição de todos os anexos;

• Análise da placenta e sua importância

Conteúdos procedimentais

• Participação ativa dos alunos nas aulas de pesquisa;

• Respeito à apresentação do colega;

• Resolução do trabalho em grupo.

Conteúdos atitudinais

• Reconhecimento da importância do trabalho em grupo como ferramenta de diversificação de aprendizagem.

• Valorização dos anexos embrionários na formação do novo ser.

Procedimentos metodológicos

• Aula prática tendo como ferramentas a pesquisa, o trabalho em grupo e a apresentação.

Seqüência didática

Primeiramente a sala será arrumada em pequenos grupos de no máximo 6 alunos por grupo. Posteriormente será feita a chamada escolar. Depois um representante de cada grupo seguirá com o professor até a biblioteca para pegar um exemplar de biologia. Depois os representantes seguirão para a sala e cada um se dirigirá para o seu grupo.

Cada grupo fará a sua pesquisa abordando a definição de cada órgão anexo e em que momento ele surge durante o desenvolvimento. Depois cada grupo apresentará sua pesquisa à turma. A aula será encerrada no momento em que todos os grupos apresentarem sua pesquisa e será dado o aviso de que na próxima aula será aplicada a averiguação de aprendizagem da II unidade.

Recursos

Quadro, apagador, TV pendrive e livro didático.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos durante a pesquisa e apresentação da mesma.

Observações

A aula foi realizada na biblioteca, uma vez que nela se encontra vários exemplares didáticos de diversos autores. Essa decisão foi tomada ao se iniciar a aula. Depois de feita a pesquisa os alunos elaboraram cartazes sobre seus respectivos temas.

Quando todos os grupos terminaram de confeccionar seu cartaz todos os alunos seguiram para a sala de aula onde foi realizada a apresentação oral dos temas pesquisados. Todos os alunos participaram da aula, da pesquisa e da confecção dos cartazes. Ao término das apresentações os cartazes foram colados com fita crepe na sala de aula.

Referências

AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.


LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário