UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA
DOCENTE – CLAUDIA REGINA T. SOUZA
ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS
REGENTE - JACILENA
COLÉGIO – CETEP - LN
TURMA – 1ºMA1
SÉRIE – 1º ANO
Plano Semanal 8
Plano de Aula Semanal
Período: 15/07/2010
I – Tema: Anexos embrionários
II – Sub-temas;
• Âmnio
• Cório
• Alantóide
• Saco vitelínico
• Placenta
Objetivo Geral
• Verificar as diferença entre os cinco anexos embrionários: Cório, alantóide, âmnio, saco vitelínico e placenta.
Conteúdos conceituais
• Descrição de todos os anexos;
• Análise da placenta e sua importância
Conteúdos procedimentais
• Participação ativa dos alunos nas aulas de pesquisa;
• Respeito à apresentação do colega;
• Resolução do trabalho em grupo.
Conteúdos atitudinais
• Reconhecimento da importância do trabalho em grupo como ferramenta de diversificação de aprendizagem.
• Valorização dos anexos embrionários na formação do novo ser.
Procedimentos metodológicos
• Aula prática tendo como ferramentas a pesquisa, o trabalho em grupo e a apresentação.
Seqüência didática
Primeiramente a sala será arrumada em pequenos grupos de no máximo 6 alunos por grupo. Posteriormente será feita a chamada escolar. Depois um representante de cada grupo seguirá com o professor até a biblioteca para pegar um exemplar de biologia. Depois os representantes seguirão para a sala e cada um se dirigirá para o seu grupo.
Cada grupo fará a sua pesquisa abordando a definição de cada órgão anexo e em que momento ele surge durante o desenvolvimento. Depois cada grupo apresentará sua pesquisa à turma. A aula será encerrada no momento em que todos os grupos apresentarem sua pesquisa e será dado o aviso de que na próxima aula será aplicada a averiguação de aprendizagem da II unidade.
Recursos
Quadro, apagador, TV pendrive e livro didático.
Avaliação
Será avaliada a participação dos alunos durante a pesquisa e apresentação da mesma.
Observações
A aula foi realizada na biblioteca, uma vez que nela se encontra vários exemplares didáticos de diversos autores. Essa decisão foi tomada ao se iniciar a aula. Depois de feita a pesquisa os alunos elaboraram cartazes sobre seus respectivos temas.
Quando todos os grupos terminaram de confeccionar seu cartaz todos os alunos seguiram para a sala de aula onde foi realizada a apresentação oral dos temas pesquisados. Todos os alunos participaram da aula, da pesquisa e da confecção dos cartazes. Ao término das apresentações os cartazes foram colados com fita crepe na sala de aula.
Referências
AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.
LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário