UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA
DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA
ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS
REGENTE - JACILENA
COLÉGIO – CETEP - LN
TURMA – 1ºMA1
SÉRIE – 1º ANO
Plano Semanal 6
Plano de Aula Semanal
Período: 07/07/2010
I – Tema: Reprodução humana
II – Sub-temas;
• Sistema genital masculino
• Sistema genital feminino
• Ciclo menstrual
• Métodos contraceptivos
Objetivo Geral
• Conhecer os fundamentos celulares da reprodução e a estrutura dos sistemas genital masculino e feminino, de modo a encarar com naturalidade temas como reprodução e sexualidade humanas.
Conteúdos conceituais
• Descrição do sistema genital masculino e feminino;
• Interpretação do ciclo menstrual;
• Análise dos métodos contraceptivos.
Conteúdos procedimentais
• Participação ativa dos alunos nas aulas expositivas;
• Levantamento de questões e dúvidas referente aos conteúdos abordados;
• Resolução de exercício proposto pelo professor.
Conteúdos atitudinais
• Reconhecimento da reprodução como a característica mais fundamental da vida e que garante sua continuidade desde os primeiros seres vivos até os seres atuais;
• Estudo do assunto abordado na aula posteriormente como meio de melhor fixação;
• Resolução da pesquisa solicitada pelo professor.
Procedimentos metodológicos
• Discussão através de levantamento de perguntas;
• Demonstração didática através de discussão oral com auxilio da TV pendrive.
Seqüência didática
Primeiramente a sala será arrumada em semicírculo. Posteriormente será feita a chamada escolar. Num terceiro momento, logo após a chamada, o tema da aula será iniciado com o levantamento da seguinte pergunta: quais os órgãos que compõem o sistema genital masculino. De acordo com as respostas o tema será iniciado.
No momento em que o conteúdo sistema reprodutor feminino for abordado será levantada a seguinte pergunta: quais os órgãos que compõem a parte externa do sistema reprodutor feminino? Essa pergunta tem o intuito de abordar o fato de que o sistema reprodutor feminino é dividido em duas partes: os órgãos que ficam na parte externa e os órgãos que ficam na parte interna.
Será feita também a seguinte pergunta: Vocês meninas tem o cuidado de marcar no calendário ou guardar na agenda ou em outro lugar a data da menstruação. Essa pergunta será fundamental para iniciar o conteúdo sobre ciclo menstrual e tabelinha. Posteriormente os métodos contraceptivos serão abordados.
A aula será encerrada com aplicação de uma atividade a qual foi retirada do sitehttp://www.notapositiva.com. A aividade será realizada em grupo composto por 6 alunos cada.
Recursos
Quadro, apagador, TV pendrive e livro didático.
Avaliação
Será avaliada a participação dos alunos durante a exposição dos conteúdos e a resolução das atividades.
Observações
Nesse dia os alunos estavam inquietos, não sendo possível arrumar a sala em semi-círculo. A aula seguio de acordo com a sequência didática. Os alunos tiveram boa participação duarnte a exposição do conteúdo. Acredio que essa boa paricipação se devesse ao tema da aula que era Reprodução humana.
AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.
LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.
ANEXOS
Atividade
1º) O processo de ovogénese é interrompido durante a fase de maturação. Em que altura da vida ocorre esta interrupção e quando é que os fenómenos da ovogénese voltam a ocorrer?
2º) Indique a funçãoe onome dos seguintes órgãos/;
a) Gonádas femininas
b) Gónadas masculinas
3º) Em que período da vida têm início os fenómenos da ovogénese?
4º) Identifique as afirmativas verdadeiras e as falsas.
a) O corpo amarelo segrega apenas progesterona.
b) A multiplicação dos oogónios ocorre apenas no ovário embrionário.
c) O estrogénio segregado pela hipófise controla o ciclo uterino.
d) Chama-se retrocontrolo ao comando hormonal exercido pela hipófise no funcionamento do ovário.
e) O hipotálamo comanda a produção de gonadotrofinas pela hipófise.
5º) A fecundação ocorre:
i) na vagina; ii) na zona inferior da trompa de falópio;
iii) no útero; iv) na zona superior da trompa de falópio.
6º) Quais as hormonas que actuam nos testículos? Qual a acção de cada uma delas?
7º) Qual a função atribuída ao acrossoma?
Nenhum comentário:
Postar um comentário