quarta-feira, 15 de setembro de 2010

plano semanal 6 de lúzia mielna

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA
DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA
ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS
REGENTE - JACILENA
COLÉGIO – CETEP - LN
TURMA – 1ºMA1
SÉRIE – 1º ANO

Plano Semanal 6


Plano de Aula Semanal

Período: 07/07/2010

I – Tema: Reprodução humana

II – Sub-temas;

• Sistema genital masculino

• Sistema genital feminino

• Ciclo menstrual

• Métodos contraceptivos

Objetivo Geral

• Conhecer os fundamentos celulares da reprodução e a estrutura dos sistemas genital masculino e feminino, de modo a encarar com naturalidade temas como reprodução e sexualidade humanas.

Conteúdos conceituais

• Descrição do sistema genital masculino e feminino;

• Interpretação do ciclo menstrual;

• Análise dos métodos contraceptivos.

Conteúdos procedimentais

• Participação ativa dos alunos nas aulas expositivas;

• Levantamento de questões e dúvidas referente aos conteúdos abordados;

• Resolução de exercício proposto pelo professor.

Conteúdos atitudinais

• Reconhecimento da reprodução como a característica mais fundamental da vida e que garante sua continuidade desde os primeiros seres vivos até os seres atuais;

• Estudo do assunto abordado na aula posteriormente como meio de melhor fixação;

• Resolução da pesquisa solicitada pelo professor.

Procedimentos metodológicos

• Discussão através de levantamento de perguntas;

• Demonstração didática através de discussão oral com auxilio da TV pendrive.

Seqüência didática

Primeiramente a sala será arrumada em semicírculo. Posteriormente será feita a chamada escolar. Num terceiro momento, logo após a chamada, o tema da aula será iniciado com o levantamento da seguinte pergunta: quais os órgãos que compõem o sistema genital masculino. De acordo com as respostas o tema será iniciado.

No momento em que o conteúdo sistema reprodutor feminino for abordado será levantada a seguinte pergunta: quais os órgãos que compõem a parte externa do sistema reprodutor feminino? Essa pergunta tem o intuito de abordar o fato de que o sistema reprodutor feminino é dividido em duas partes: os órgãos que ficam na parte externa e os órgãos que ficam na parte interna.

Será feita também a seguinte pergunta: Vocês meninas tem o cuidado de marcar no calendário ou guardar na agenda ou em outro lugar a data da menstruação. Essa pergunta será fundamental para iniciar o conteúdo sobre ciclo menstrual e tabelinha. Posteriormente os métodos contraceptivos serão abordados.

A aula será encerrada com aplicação de uma atividade a qual foi retirada do sitehttp://www.notapositiva.com. A aividade será realizada em grupo composto por 6 alunos cada.

Recursos

Quadro, apagador, TV pendrive e livro didático.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos durante a exposição dos conteúdos e a resolução das atividades.

Observações

Nesse dia os alunos estavam inquietos, não sendo possível arrumar a sala em semi-círculo. A aula seguio de acordo com a sequência didática. Os alunos tiveram boa participação duarnte a exposição do conteúdo. Acredio que essa boa paricipação se devesse ao tema da aula que era Reprodução humana.

Referências

AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.


LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.


ANEXOS

Atividade

1º) O processo de ovogénese é interrompido durante a fase de maturação. Em que altura da vida ocorre esta interrupção e quando é que os fenómenos da ovogénese voltam a ocorrer?


2º) Indique a funçãoe onome dos seguintes órgãos/;

a) Gonádas femininas

b) Gónadas masculinas

3º) Em que período da vida têm início os fenómenos da ovogénese?

4º) Identifique as afirmativas verdadeiras e as falsas.

a) O corpo amarelo segrega apenas progesterona.

b) A multiplicação dos oogónios ocorre apenas no ovário embrionário.

c) O estrogénio segregado pela hipófise controla o ciclo uterino.

d) Chama-se retrocontrolo ao comando hormonal exercido pela hipófise no funcionamento do ovário.

e) O hipotálamo comanda a produção de gonadotrofinas pela hipófise.

5º) A fecundação ocorre:

i) na vagina; ii) na zona inferior da trompa de falópio;

iii) no útero; iv) na zona superior da trompa de falópio.

6º) Quais as hormonas que actuam nos testículos? Qual a acção de cada uma delas?

7º) Qual a função atribuída ao acrossoma?







Nenhum comentário:

Postar um comentário