quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Plano semanal 4 de Lúzia Milena

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA

DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA

ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS

REGENTE - JACILENA

COLÉGIO – CETEP - LN

TURMA – 1ºMA1

SÉRIE – 1º ANO



Plano Semanal 4

Plano de Aula Semanal

Período: 02/06/2010

I – Tema: Célula

II – Sub-temas;

• Célula procariótica e eucariótica (vegetal e animal)

Objetivos específicos

• Conhecer a parte estrutural das células procarióticas e eucarióticas;

• Identificar todas as organelas citoplasmáticas da célula animal e vegetal;

• Descrever cada componente do núcleo celular eucariótico;

• Interpretar a organização celular das células procarióticas

Conteúdos conceituais

• Conhecimento da parte estrutural das células procarióticas e eucarióticas;

• Identificação de todas as organelas citoplasmáticas da célula animal e vegetal;

• Descrição de cada componente do núcleo celular eucariótico;

• Interpretação da organização celular das células procarióticas.

Conteúdos procedimentais

• Participação ativa dos alunos na experiência;

• Construção de células com materiais perecíveis e não perecíveis;

• Manejo correto dos materiais da prática;

• Organização no laboratório, não deixando materiais espalhados pelo mesmo.

Conteúdos atitudinais

• Valorização das aulas práticas como meio de aprendizagem;

Procedimentos metodológicos

• Aula prática (elaboração de maquetes).

Seqüência didática

A aula será realizada no laboratório de ciências, o mesmo possui quatro mesas retangulares grandes. Será feita inicialmente a chamada, posteriormente serão divididas as equipes, 5 equipes, cada uma contendo 7 alunos.

Duas equipes realizarão esboços de células com materiais perecíveis, sendo uma célula animal e outra vegetal, as outras três utilizarão materiais não perecíveis para a confecção de uma célula procariótica, uma célula animal e outra célula vegetal.

No final essas células ficarão no laboratório para posterior uso, num futuro próximo. As células confeccionadas a partir de material perecível serão descartadas ou levadas pelos alunos para casa. A aula será encerrada com a solicitação de resumo sobre os tipos de fecundação, que deverão ser entregues na próxima aula. Caso os alunos não leve o material a atividade será mudada para um exercício em grupo (anexo).

Recursos

• Laboratório de ciências

• Materiais perecíveis e não perecíveis como: tigela, gel, garrafa plástica, isopor, cartolina, tesoura, tinta guache, massa de modelar, cola, papelão, hidrocor, mamão, amendoim, feijão, milho, cordão.

• Livro didático.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos durante a confecção das células.

Observações

A atividade prática foi realizada. Todos os alunos presentes na aula participaram. Foram realizadas quatro células, uma células animal perecível, uma vegetal, outra célula animal e uma procariótica todas não perecíveis. Dois alunos não fizeram à atividade, pois um deles não veio ao colégio por está doente e a outra por está fazendo uma avaliação de outro professor durante a aula de Biologia.

Não foi possível tirar fotos durante a elaboração das célulasa uma vez que a máquina disponível no momento apresentou defeito durante a atividade. O exercício não foi realizado em sala, pois os alunos trouceram o material da aula prática, porém ele foi solicitado para ser ser realizado em casa junamente com os resumos.

Referências

AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.


LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.


ANEXOS

Exercício em grupo

1- Qual a principal característica da meiose e da mitose?

2- O que acontece de importante com os filamentos de cromatina durante a interfase?

3- Como estão os cromossomos durante a metáfase da mitose?

4- O que ocorre na anáfase da mitose?

5- O que acontece aos cromossomos, ao nucléolo e à membrana nuclear durante a telófase da mitose?

6- Quais os constituintes fundamentais da membrana plasmática?

7- Descreva resumidamente o modelo de mosaico fluido proposto para a estrutura das membranas celulares.

8- O que se entende por permeabilidade seletiva da membrana plasmática?

9- Em que consiste o transporte ativo que ocorre na membrana plasmática?

10- O que é glicocálix?

11- O que são plasmodesmos?

12- Quais são as principais características comuns a células procarióticas e as células eucarióticas?

13- Quais são as funções do complexo golgiense

14- O que são lisossomos e quais as suas funções?

15- Caracterize os principais componentes do citoesqueleto?

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