quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Plano semanal 3 se lúzia milena

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA

DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA

ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS

REGENTE - JACILENA

COLÉGIO – CETEP - LN

TURMA – 1ºMA1

SÉRIE – 1º ANO


Plano Semanal 3


Plano de Aula Semanal

Período: 26/05/2010

I – Tema: Núcleo e Divisão Celular

II – Sub-temas;

• Características gerais do núcleo

• Carioteca

• Cariolinfa

• Cromatina

• Nucléolo

• Cromossomos

• Divisão celular

• Interfase

• Mitose e suas etapas (Prófase, metáfase, anáfase e telófase).

• Meiose

• Meiose I (Prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I).

• Meiose II (Prófase II, Metáfase II, Anáfase II, Telófase II).

Objetivos específicos.

• Conhecer o núcleo e de suas partes constituintes;

• Descrever a divisão celular;

• Identificar a mitose;

• Distinguir a meiose I e meiose II;

Conteúdos conceituais

• Conhecimento do núcleo e de suas partes constituintes;

• Descrição da divisão celular;

• Identificação da mitose;

• Distinguição da meiose I e meiose II;

Conteúdos procedimentais

• Participação ativa dos alunos nas aulas expositivas;

• Levantamento de questões e dúvidas referente aos conteúdos abordados;

• Resolução de atividades propostas pelo professor.

Conteúdos atitudinais

• Valorização dos estudos detalhados sobre a mitose e meiose, reconhecendo-os como possíveis geradores de conhecimento e tecnologias úteis à humanidade;

• Estudo do assunto abordado na aula posteriormente como meio de melhor fixação;

Procedimentos metodológicos

• Discussão através de levantamento de perguntas;

• Demonstração didática através de discussão oral com auxilio da TV pendrive.

Seqüência didática

Primeiramente a sala será arrumada em semicírculo. Posteriormente será feita a chamada escolar. Num terceiro momento, logo após a chamada, o tema da aula será iniciado com uma comparação (analogia) entre os componentes do núcleo e a sala de aula, ou seja, a membrana do núcleo é representada pelas paredes da sala, alguns alunos serão a cariolinfa, outros será a cromatina. Um outro aluno será o nucléolo e outros alunos serão os cromossomos e todos esses componentes juntos desenvolvem a função do núcleo, controle das características e atividades da célula.

Depois dessa comparação os sub-temas serão abordados seguindo a ordem dos mesmos. Antes de abordar o conteúdo sobre divisão celular perguntas de mediações serão feitas como: “A cada dia muitas células da epiderme, do intestino e dos glóbulos vermelhos morrem. Porque o número dessas células não diminui?” Para iniciar a explicação da mitose será lançada a seguinte pergunta: “Por que o número de cromossomos não se reduz a cada divisão da célula?” “Por que a mitose produz duas células filhas geneticamente igual?”.

A aula será encerrada com aplicação de uma atividade do livro Biologia volume único de Linhares página 84 questões de 1 a 4 do tema compreendendo o texto (em anexo). A atividade será realizada em grupo composto por 6 alunos cada. Também serão solicitados materiais para a confecção de células procarióticas e eucarióticas (animal e vegetal). Os materiais serão: cola, tesoura, cartolina, isopor, cordão, tinta guache, massa de modelar, gel, mamão, amendoim, tigela, garrafa plástica incolor e outros.

Recursos

Quadro, apagador, TV pendrive e livro didático.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos durante a exposição dos conteúdos e a resolução das atividades.

Observações

Devido ao fato de que a televisão TV pendrive da sala não estava funcionando, tampouco o data show do colégio, a aula foi realizada no laboratório de ciências. Os alunos se acomodaram nas quatro mesas retangulares grandes do laboratório e posteriormente a aula teve início obedecendo à ordem da seqüência didática. Os alunos se mostraram ativos e interessados tirando dúvidas sobre os conteúdos expostos. A aula seeguio a prdem da sequência didática.

Referências

AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.


LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.

ANEXOS

Exercício do livro de Sérgio Linhares página 84

1º - Como se chama a região da cromatina que se aparece mais condensada ao microscópio eletrônico? E a que aparece mais clara?

2º - O que é cariótipo?

3º - Explique o que são células haplóides e diplóides.

4º - O que é encontrado no núcleo?

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