UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA
DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA
ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS
REGENTE - JACILENA
COLÉGIO – CETEP - LN
TURMA – 1ºMA1
SÉRIE – 1º ANO
Plano Semanal 2
Plano de Aula Semanal
Período: 19/05/2010
I – Tema: Citoplasma e suas organelas
II – Sub-temas;
• Citosol e citoesqueleto;
• Organelas, estruturas da célula com funções específicas;
• Retículo endoplasmático liso e rugoso;
• Complexo golgiense
• Ribossomos
• Lisossomos;
• Plástos;
• Mitocôndrias;
• Vacúolos;
• Centríolos;
• Perixissomos.
III – Objetivo geral: Comparar o interior de uma célula viva a um mundo complexo e funcionante, reconhecendo que no nível celular de organização ocorrem processos bioquímicos essenciais ao fenômeno da vida.
• Conhecimento da célula como uma entidade tridimensional no interior da qual há diferentes organelas, que funcionam integralmente no metabolismo celular;
• Identificação das diferentes partes e organelas das células: retículo endoplasmático liso e rugoso; complexo golgiense; ribossomos; lisossomos; plástos; mitocôndrias; vacúolos; centríolos e perixissomos.
• Associação correta de cada estrutura da célula com a sua respectiva função.
Conteúdos procedimentais
• Participação dos alunos.
• Levantamento de duvidas referente ao assunto abordado.
• Resolução de exercícios propostos pelo professor.
Conteúdos atitudinais
• Valorização dos estudos detalhados sobre o interior da célula viva, reconhecendo-os como possíveis geradores de conhecimento e tecnologias úteis à humanidade.
• Estudo do assunto abordado na aula posteriormente.
Procedimentos metodológicos
• Demonstração didática com o uso do quadro, apagador, piloto e a TV pendrive.
• Discussão através de levantamento de perguntas.
Seqüência didática
Primeiramente a sala será arrumada em semicírculo. Posteriormente será feita a chamada escolar. Num terceiro momento, logo após a chamada, a professora dará os vistos nos cadernos dos alunos que fizeram os resumos solicitados na aula passada.
Logo após os vistos o tema da aula será iniciado com o levantamento da seguinte pergunta. “Por que se diz que a célula eucariótica é dividida em compartimentos?” Após as respostas dos alunos ainda pode-se fazer uma comparação entre as organelas citoplasmáticas e um computador, ou seja, assim como as peças de um computador são necessárias para manter o bom funcionamento do mesmo, assim são as organelas, peças fundamentais para a manutenção da célula.
Depois dessa comparação os sub-temas serão abordados seguindo a ordem dos mesmos. A aula será encerrada com aplicação de uma atividade do livro Biologia volume único de Linhares página 56 questões de 1 a 14. A atividade será realizada em grupo composto por 6 alunos cada.
Recursos
Quadro, piloto, apagador e TV pendrive, livro didático.
Avaliação
Será avaliada a participação dos alunos durante a exposição dos conteúdos e a resolução dos exercícios solicitados.
ObservaçõesA aula iniciou bem porem no momento da expanasão dos conteúdos a TV pendrive não ligou, portanto os conteúdos foram trabalhados oralmente de forma expositiva com o uso do quadro branco, apagador e giz. Depois da expanasão os alunos resolveram o exercício.
Referências
AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.
LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008
ANEXOS
Atividade do livro de Sérgio Linhares página 56.
1- O que são ribossomos? Qual a sua função?
2- Qual o produto dos ribossomos do retículo endoplasmático rugoso e qual o seu destino?
3- Que substância é fabricada no retículo endoplasmático liso?
4- Qual a função do complexo golgiense nas células glandulares?
5- Explique a importância do complexo golgiense para as células vegetais?
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