quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Plano semanal 2 de Lúzia Milena

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA

DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA

ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS

REGENTE - JACILENA

COLÉGIO – CETEP - LN

TURMA – 1ºMA1

SÉRIE – 1º ANO



Plano Semanal 2


Plano de Aula Semanal

Período: 19/05/2010

I – Tema: Citoplasma e suas organelas

II – Sub-temas;

• Citosol e citoesqueleto;

• Organelas, estruturas da célula com funções específicas;

• Retículo endoplasmático liso e rugoso;

• Complexo golgiense

• Ribossomos

• Lisossomos;

• Plástos;

• Mitocôndrias;

• Vacúolos;

• Centríolos;

• Perixissomos.

III – Objetivo geral: Comparar o interior de uma célula viva a um mundo complexo e funcionante, reconhecendo que no nível celular de organização ocorrem processos bioquímicos essenciais ao fenômeno da vida.

Conteúdos conceituais

• Conhecimento da célula como uma entidade tridimensional no interior da qual há diferentes organelas, que funcionam integralmente no metabolismo celular;

• Identificação das diferentes partes e organelas das células: retículo endoplasmático liso e rugoso; complexo golgiense; ribossomos; lisossomos; plástos; mitocôndrias; vacúolos; centríolos e perixissomos.

• Associação correta de cada estrutura da célula com a sua respectiva função.

Conteúdos procedimentais

• Participação dos alunos.

• Levantamento de duvidas referente ao assunto abordado.

• Resolução de exercícios propostos pelo professor.

Conteúdos atitudinais

• Valorização dos estudos detalhados sobre o interior da célula viva, reconhecendo-os como possíveis geradores de conhecimento e tecnologias úteis à humanidade.

• Estudo do assunto abordado na aula posteriormente.

Procedimentos metodológicos

• Demonstração didática com o uso do quadro, apagador, piloto e a TV pendrive.

• Discussão através de levantamento de perguntas.

Seqüência didática

Primeiramente a sala será arrumada em semicírculo. Posteriormente será feita a chamada escolar. Num terceiro momento, logo após a chamada, a professora dará os vistos nos cadernos dos alunos que fizeram os resumos solicitados na aula passada.

Logo após os vistos o tema da aula será iniciado com o levantamento da seguinte pergunta. “Por que se diz que a célula eucariótica é dividida em compartimentos?” Após as respostas dos alunos ainda pode-se fazer uma comparação entre as organelas citoplasmáticas e um computador, ou seja, assim como as peças de um computador são necessárias para manter o bom funcionamento do mesmo, assim são as organelas, peças fundamentais para a manutenção da célula.

Depois dessa comparação os sub-temas serão abordados seguindo a ordem dos mesmos. A aula será encerrada com aplicação de uma atividade do livro Biologia volume único de Linhares página 56 questões de 1 a 14. A atividade será realizada em grupo composto por 6 alunos cada.

Recursos

Quadro, piloto, apagador e TV pendrive, livro didático.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos durante a exposição dos conteúdos e a resolução dos exercícios solicitados.
Observações

A aula iniciou bem porem no momento da expanasão dos conteúdos a TV pendrive não ligou, portanto os conteúdos foram trabalhados oralmente de forma expositiva com o uso do quadro branco, apagador e giz. Depois da expanasão os alunos resolveram o exercício.

Referências

AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.


LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008


ANEXOS

Atividade do livro de Sérgio Linhares página 56.

1- O que são ribossomos? Qual a sua função?

2- Qual o produto dos ribossomos do retículo endoplasmático rugoso e qual o seu destino?

3- Que substância é fabricada no retículo endoplasmático liso?

4- Qual a função do complexo golgiense nas células glandulares?

5- Explique a importância do complexo golgiense para as células vegetais?

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