quarta-feira, 15 de setembro de 2010

plano semanal 1 de Lúzia milena

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA

DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA

ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS

REGENTE - JACILENA

COLÉGIO – CETEP - LN

TURMA – 1ºMA1

SÉRIE – 1º ANO


Plano Semanal 1


Plano de Aula Semanal

Período: 12/05/2010

I – Tema: A Célula

II – Sub-temas

• A descoberta da célula;

• Procariontes, eucariontes e os vírus;

• Estrutura da membrana;

• Transporte de substâncias pela membrana (difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo);

• Envoltórios de membrana e junções intercelulares (glicocálix, desmossomos, junções oclusivas, junções comunicantes e microvilosidades);

III – Objetivo geral: Reconhecer que conhecimentos específicos, como a estrutura e propriedades das membranas biológicas, podem ser importantes para o avanço da ciência e para o desenvolvimento de tecnologias úteis à humanidade.

Conteúdos conceituais

Conhecimento da história da descoberta da célula;

Diferenciação de uma célula procariótica de uma eucariótica;

Identificação dos vírus como seres acelulares;

Reconhecimento da estrutura da membrana plasmática;

Descrição de como os processos de difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo contribuem para a entrada ou saída de substâncias na célula;

Conhecimento dos envoltórios de membrana e junções intercelulares.


Conteúdos procedimentais

Participação dos alunos.

Levantamento de duvidas referente ao assunto abordado.

Construção dos resumos propostos pelo professor.


Conteúdos atitudinais


Estudo do assunto abordado posteriormente;

Reconhecimento de uma realidade invisível aos olhos, o mundo microscópico que pode ser investigado as nossas visões e explicações do mundo;

Estudo do assunto abordado.


Procedimentos metodológicos

Aula expositiva dialógica com demonstração didática


Seqüência didática

A sala será arrumada em semicírculo, posteriormente será feita a chamada escolar. Após a chamada o assunto será introduzido com a seguinte pergunta: “Todas as células só podem ser vistas ao microscópio?” Com o desenrolar das respostas dadas pelos alunos os assuntos da aula serão destrinchados seguindo a ordem dos subtemas.

No momento em que o tema sobre transporte de membrana estiver sendo abordado será feita uma comparação entre a função da membrana e o porteiro da sala, ou seja, as paredes da sala será a membrana e cada aluno, uma organela ou metabólitos.

Assim, o porteiro terá a mesma função que a membrana regular tudo que entra e sai da célula/sala. A aula será terminada com a solicitação da elaboração de um resumo pelos alunos, em casa, sobre membrana plasmática e citoplasma (tema da próxima aula) e com a resolução do exercício do livro de Sérgio Linhares página 47 questões 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9.


Recursos

Quadro, piloto, apagador, livro didático e a TV pendrive.

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos durante a exposição dos conteúdos e a resolução dos resumos solicitados.

Observações

Por ser minha primeira aula os alunos ficaram tímidos inicialmente e com o seguimeno da aula os mesmos foram se soltando e paricipando da aula tirando dúvidas e conribuíndo com conhecimentos do seu próprio cotidiano.

Referências

AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.


LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.



ANEXOS

Exercício do livro de Sérgio Linhares página 47.

1- Por que dizemos que a membrana é um mosaico fluido?

2- O que é difusão? Qual a sua importância para a célula?

3- Defina osmose.

4- Qual a diferença entre transporte ativo e passivo?

5- O que é fagocitose?

6- De que é formada a célula a parede celular nos vegetais?

7- Quais as funções dos desmossomos, nas zonas de oclusão e dos nexos?

8- Explique o que são microvilosidades, onde são encontradas e qual a sua função?

Nenhum comentário:

Postar um comentário