quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PLANO SEMANAL 10 DE LÚZIA MILENA

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA
DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA
ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS
REGENTE - JACILENA
COLÉGIO – CETEP - LN
TURMA – 1ºMA1
SÉRIE – 1º ANO

Plano Semanal 10

Plano de Aula Semanal


Período: 28/07/2010

I – Tema: Resolução da verificação de aprendizagem em grupo

II – Sub-temas;

• Introdução à célula

• Membrana plasmática

• Citoplasma

• Núcleo e divisão celular

• Reprodução humana

• Desenvolvimento embrionário humano

• Anexos embrionários

Conteúdos conceituais:

• Conhecimento da história da descoberta da célula;

• Diferenciação de uma célula procariótica de uma eucariótica;

• Identificação dos vírus como seres acelulares;

• Reconhecimento da estrutura da membrana plasmática;

• Descrição de como os processos de difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo contribuem para a entrada ou saída de substâncias na célula;

• Conhecimento dos envoltórios de membrana e junções intercelulares.

• Conhecimento da célula como uma entidade tridimensional no interior da qual há diferentes organelas, que funcionam integralmente no metabolismo celular;

• Identificação das diferentes partes e organelas das células: retículo endoplasmático liso e rugoso; complexo golgiense; ribossomos; lisossomos; plástos; mitocôndrias; vacúolos; centríolos e perixissomos.

• Associação correta de cada estrutura da célula com a sua respectiva função.

• Conhecimento do núcleo e de suas partes constituintes;

• Descrição da divisão celular;

• Identificação da mitose;

• Distinguição da meiose I e meiose II;

• Conhecimento da parte estrutural das células procarióticas e eucarióticas;

• Identificação de todas as organelas citoplasmáticas da célula animal e vegetal;

• Descrição de cada componente do núcleo celular eucariótico;

• Interpretação da organização celular das células procarióticas.

• Comparação entre reprodução sexuada e assexuada;

• Diferenciação dos tipos de gametogênese;

• Identificação e avaliação da fecundação;

• Análise das particularidades da reprodução.

• Descrição do sistema genital masculino e feminino;

• Interpretação do ciclo menstrual;

• Análise dos métodos contraceptivos.

• Analise da fecundação humana;

• Descrição da clivagem e segmentação;

• Interpretação da nidação;

• Análise das etapas da gravidez;

• Descrição de todos os anexos;

• Análise da placenta e sua importância

Conteúdos Procedimentais:

• Resolução em grupo da atividade elaborada pelo professor.

Conteúdos atitudinais:

• Demonstração de responsabilidade em resolução de atividades elaboradas pelo professor.

Procedimentos metodológicos

• Atividade em grupo com direito a consulta tanto no livro quanto ao colega ao lado.

Seqüência didática

A atividade terá inicio as 09horas e 50 minutos e terminará quando o último aluno entregar a sua atividade. Os alunos se dirigirão a biblioteca onde tem uma ampla variedade de livros para consulta. Na biblioteca serão formados grupos de no máximo 6 alunos.

Ao terminarem de responder as questões, as mesmas serão discutidas para esclarecimento de qualquer dúvida. No final da discursão agradecerei aos alunos pelo tempo que passamos juntos em sala. O resultado será dado e as notas serão passadas posteriormente a caderneta depois que a aula tiver sido terminada.

Recursos

• Atividade digitada e xerocada.

Avaliação

• Será avaliado o desempenho dos alunos na resolução das questões da atividade.

Observações

Os alunos foram pontuais, participaram ativamente da atividade, tirando as dúvidas e contribuindo para um maior aprendizado. A nota obtida por eles nesta recorreção foi somada a nota da prova tirada por eles. Essa atividade valeu 2,0 pontos.

Referências

AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.


LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.


ANEXOS

CETEP/LN

REGENTE: JACILENA

ESTAGIÁRIA: LÚZIA MILENA

SÉRIE: ________________ TURMA____________________ DATA______________

ALUNO (A): ___________________________________________________________


Verificação de Aprendizagem


Leia a prova com atenção!


Ela consta de 17 questões.


Boa sorte!

PARTE 1 (TEXTO) (VALOR 1,0)

Inimigo desarmado




Leia o texto e responda.



1- O tamoxifeno atua sobre uma estrutura de membrana plasmática, impedindo sua função normal. Qual o seu nome e sua função?





2- É possível dizer que o tamoxifeno já é capaz de curar todos os casos de câncer de mama?





3- O estrógeno é um dos hormônios sexuais femininos. Responda:

a) Qual a sua função





b) Como o estrógeno age nas células cancerígenas?




PARTE DOIS (VALOR 1,4)

4- A membrana plasmática apresenta uma propriedade típica: a permeabilidade seletiva. No que consiste essa propriedade?





5- A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o meio interno da célula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difusão facilitada?






6- Os lisossomos participam de dois processos celulares: autofagia e autólise. No que consiste esses dois processos?






7- Em que fase da vida celular os cromossomos são mais facilmente visíveis? Por quê?






8- A interfase é um período em que as células estão em repouso. Você concorda? Justifique sua resposta.







9- A interfase é dividida em três períodos: G1, S e G2. O que acontece em cada um deles?







10- Cite três estruturas originadas de cada folheto embrionário.





PARTE TRÊS (VALOR 1,6)

11- Em relação às células animais, denominam-se glicocálix:

a) os microvilos das células que revestem o intestino delgado;

b) todas as células acinosas de glândulas secretoras;

c) o colo do espermatozóide;

d) a estrutura lipoprotéica das membranas celulares;

e) uma camada com proteínas e carboidratos que recobre a membrana plasmática.


12- Sobre as funções dos tipos de retículo endoplasmático, pode-se afirmar que:

a) o rugoso está relacionado com o processo de síntese de esteróides;

b) o liso tem como função a síntese de proteínas;

c) o liso é responsável pela formação do acrossomo dos espermatozóides;

d) o rugoso está ligado à síntese de proteína;

e) o liso é responsável pela síntese de poliolosídios.


13- Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que está correta:

1. Lisossomo                                     ( ) Acúmulo e eliminação de secreção

2. Complexo de Golgi                       ( ) Digestão intracelular

3. Ribossomo                                   ( ) Transporte de materiais dentro da célula

4. Retículo endoplasmático              ( ) Síntese de proteínas

5. Mitocôndria                                ( ) Armazenamento de substâncias


14- Podemos afirmar que o nucléolo é uma estrutura:

a) intranuclear, visível apenas ao microscópio eletrônico, presente em células em anáfase;

b) intranuclear, rica em RNA mensageiro, presente em alguns vírus;

c) intranuclear, rica me RNA ribossômico, presente em células em anáfase;

d) citoplasmática, presente em alguns protozoários;

e) citoplasmática rica em RNA ribossômico, com função de sintetizar enzimas do ciclo respiratório.


15- Uma célula com 8 cromossomos sofre meiose e origina:

a) 2 células com 4 cromossomos;

b) 2 células com 8 cromossomos;

c) 4 células com 2 cromossomos;

d) 4 células com 4 cromossomos;

e) 4 células com 8 cromossomos;


16- Animais terrestres desenvolveram anexos embrionários que realizam várias funções. Aquele que protege o embrião contra o dessecamento é:

a) o alantóide

b) o âmnion

c) a placenta

d) o saco vitelino

e) o córion


17- Em condições normais, a placenta humana tem por funções:

a) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemácias do feto;

b) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar os leucócitos do feto;

c) permitir o fluxo de direto de sangue entre mãe e filho e a eliminação das excretas dissolvidas;

d) permitir a troca de gases e nutrientes e eliminação das excretas fetais dissolvidas;

e) permitir o fluxo direto de sangue do filho para a mãe, responsável pela eliminação de gás carbônico e de excretas fetais.

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