UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCET – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS II – ALAGOINHAS – BAHIA
DOCENTE – CLAUDIA REGINA SOUZA
ESTAGIÁRIA – LÚZIA MILENA DOS SANTOS
REGENTE - JACILENA
COLÉGIO – CETEP - LN
TURMA – 1ºMA1
SÉRIE – 1º ANO
Plano Semanal 10
Plano de Aula Semanal
Período: 28/07/2010
I – Tema: Resolução da verificação de aprendizagem em grupo
II – Sub-temas;
• Introdução à célula
• Membrana plasmática
• Citoplasma
• Núcleo e divisão celular
• Reprodução humana
• Desenvolvimento embrionário humano
• Anexos embrionários
Conteúdos conceituais:
• Conhecimento da história da descoberta da célula;
• Diferenciação de uma célula procariótica de uma eucariótica;
• Identificação dos vírus como seres acelulares;
• Reconhecimento da estrutura da membrana plasmática;
• Descrição de como os processos de difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo contribuem para a entrada ou saída de substâncias na célula;
• Conhecimento dos envoltórios de membrana e junções intercelulares.
• Conhecimento da célula como uma entidade tridimensional no interior da qual há diferentes organelas, que funcionam integralmente no metabolismo celular;
• Identificação das diferentes partes e organelas das células: retículo endoplasmático liso e rugoso; complexo golgiense; ribossomos; lisossomos; plástos; mitocôndrias; vacúolos; centríolos e perixissomos.
• Associação correta de cada estrutura da célula com a sua respectiva função.
• Conhecimento do núcleo e de suas partes constituintes;
• Descrição da divisão celular;
• Identificação da mitose;
• Distinguição da meiose I e meiose II;
• Conhecimento da parte estrutural das células procarióticas e eucarióticas;
• Identificação de todas as organelas citoplasmáticas da célula animal e vegetal;
• Descrição de cada componente do núcleo celular eucariótico;
• Interpretação da organização celular das células procarióticas.
• Comparação entre reprodução sexuada e assexuada;
• Diferenciação dos tipos de gametogênese;
• Identificação e avaliação da fecundação;
• Análise das particularidades da reprodução.
• Descrição do sistema genital masculino e feminino;
• Interpretação do ciclo menstrual;
• Análise dos métodos contraceptivos.
• Analise da fecundação humana;
• Descrição da clivagem e segmentação;
• Interpretação da nidação;
• Análise das etapas da gravidez;
• Descrição de todos os anexos;
• Análise da placenta e sua importância
Conteúdos Procedimentais:
• Resolução em grupo da atividade elaborada pelo professor.
Conteúdos atitudinais:
• Demonstração de responsabilidade em resolução de atividades elaboradas pelo professor.
Procedimentos metodológicos
• Atividade em grupo com direito a consulta tanto no livro quanto ao colega ao lado.
Seqüência didática
A atividade terá inicio as 09horas e 50 minutos e terminará quando o último aluno entregar a sua atividade. Os alunos se dirigirão a biblioteca onde tem uma ampla variedade de livros para consulta. Na biblioteca serão formados grupos de no máximo 6 alunos.
Ao terminarem de responder as questões, as mesmas serão discutidas para esclarecimento de qualquer dúvida. No final da discursão agradecerei aos alunos pelo tempo que passamos juntos em sala. O resultado será dado e as notas serão passadas posteriormente a caderneta depois que a aula tiver sido terminada.
• Atividade digitada e xerocada.
Avaliação
• Será avaliado o desempenho dos alunos na resolução das questões da atividade.
Observações
Os alunos foram pontuais, participaram ativamente da atividade, tirando as dúvidas e contribuindo para um maior aprendizado. A nota obtida por eles nesta recorreção foi somada a nota da prova tirada por eles. Essa atividade valeu 2,0 pontos.
AMABIS, José M. & MARTHO, Gilberto R. Biologia. Volume 1. 2ª ed. p. 109 – 119. ed. Moderna. São Paulo, 2004.
LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. 1ª. ed. p. 35 – 47. ed. Ática, São Paulo, 2008.
ANEXOS
CETEP/LN
REGENTE: JACILENA
ESTAGIÁRIA: LÚZIA MILENA
SÉRIE: ________________ TURMA____________________ DATA______________
ALUNO (A): ___________________________________________________________
Verificação de Aprendizagem
Leia a prova com atenção!
Ela consta de 17 questões.
Boa sorte!
PARTE 1 (TEXTO) (VALOR 1,0)
Inimigo desarmado
Leia o texto e responda.
1- O tamoxifeno atua sobre uma estrutura de membrana plasmática, impedindo sua função normal. Qual o seu nome e sua função?
2- É possível dizer que o tamoxifeno já é capaz de curar todos os casos de câncer de mama?
3- O estrógeno é um dos hormônios sexuais femininos. Responda:
a) Qual a sua função
b) Como o estrógeno age nas células cancerígenas?
PARTE DOIS (VALOR 1,4)
4- A membrana plasmática apresenta uma propriedade típica: a permeabilidade seletiva. No que consiste essa propriedade?
5- A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o meio interno da célula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difusão facilitada?
6- Os lisossomos participam de dois processos celulares: autofagia e autólise. No que consiste esses dois processos?
7- Em que fase da vida celular os cromossomos são mais facilmente visíveis? Por quê?
8- A interfase é um período em que as células estão em repouso. Você concorda? Justifique sua resposta.
9- A interfase é dividida em três períodos: G1, S e G2. O que acontece em cada um deles?
10- Cite três estruturas originadas de cada folheto embrionário.
PARTE TRÊS (VALOR 1,6)
11- Em relação às células animais, denominam-se glicocálix:
a) os microvilos das células que revestem o intestino delgado;
b) todas as células acinosas de glândulas secretoras;
c) o colo do espermatozóide;
d) a estrutura lipoprotéica das membranas celulares;
e) uma camada com proteínas e carboidratos que recobre a membrana plasmática.
12- Sobre as funções dos tipos de retículo endoplasmático, pode-se afirmar que:
a) o rugoso está relacionado com o processo de síntese de esteróides;
b) o liso tem como função a síntese de proteínas;
c) o liso é responsável pela formação do acrossomo dos espermatozóides;
d) o rugoso está ligado à síntese de proteína;
e) o liso é responsável pela síntese de poliolosídios.
13- Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que está correta:
1. Lisossomo ( ) Acúmulo e eliminação de secreção
2. Complexo de Golgi ( ) Digestão intracelular
3. Ribossomo ( ) Transporte de materiais dentro da célula
4. Retículo endoplasmático ( ) Síntese de proteínas
5. Mitocôndria ( ) Armazenamento de substâncias
14- Podemos afirmar que o nucléolo é uma estrutura:
a) intranuclear, visível apenas ao microscópio eletrônico, presente em células em anáfase;
b) intranuclear, rica em RNA mensageiro, presente em alguns vírus;
c) intranuclear, rica me RNA ribossômico, presente em células em anáfase;
d) citoplasmática, presente em alguns protozoários;
e) citoplasmática rica em RNA ribossômico, com função de sintetizar enzimas do ciclo respiratório.
15- Uma célula com 8 cromossomos sofre meiose e origina:
a) 2 células com 4 cromossomos;
b) 2 células com 8 cromossomos;
c) 4 células com 2 cromossomos;
d) 4 células com 4 cromossomos;
e) 4 células com 8 cromossomos;
16- Animais terrestres desenvolveram anexos embrionários que realizam várias funções. Aquele que protege o embrião contra o dessecamento é:
a) o alantóide
b) o âmnion
c) a placenta
d) o saco vitelino
e) o córion
17- Em condições normais, a placenta humana tem por funções:
a) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemácias do feto;
b) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar os leucócitos do feto;
c) permitir o fluxo de direto de sangue entre mãe e filho e a eliminação das excretas dissolvidas;
d) permitir a troca de gases e nutrientes e eliminação das excretas fetais dissolvidas;
e) permitir o fluxo direto de sangue do filho para a mãe, responsável pela eliminação de gás carbônico e de excretas fetais.
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